Apresentação

APRESENTAÇÃO

 

Conforme aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, o papel da Educação Superior respaldado em seu tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão é imprescindível para garantir o desenvolvimento do País nas diversas áreas do saber. Neste sentido a Revista Cientifica do Norte Goiano de caráter interdisciplinar oportuniza a comunidade acadêmica da FNG dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Farmácia, Administração e Engenharia de Produção, e demais instituições de Ensino Superior e da Educação Básica condições de divulgação de suas pesquisas, resultantes de investigação cientifica. Cumprindo assim, conforme previsto no artigo nº. 43, a finalidade da Educação Superior de:

estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;[…]incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; 

[…]promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição (LDB 9394/1996).

Nesta edição da revista é apresentado artigos de pesquisadores nas modalidades de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, com temas de pesquisas voltadas para questões educação (educação escolar, formação continuada de professores), de saúde (farmácia e enfermagem), agronomia e administração.

Evidenciado as interconexões existentes entre a Literatura e a História, as autoras Alainy Dace Almeida, Edna Lemes Martins Pereira, Maria Luiza Gomes Vasconcelos apresentam no artigo “A Educação Escolar nas obras: Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais (1965) e Vintém de Cobre (1983) da autora Cora Coralina” uma análise da educação escolar e do processo de ensino aprendizagem presentes no final do século XIX e início do século XX nas obras citadas da autora goiana Cora Coralina.

Visando compreender os desafios dos docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Porangatu referente à formação continuada, contrato temporários, condições de trabalho e outros, os autores Cristhian Chagas Ribeiro e Idelma Lúcia Chagas Ribeiro, realizaram uma pesquisa de campo com o tema “Formação Continuada na Docência Superior: Desafios e Perspectivas dos Docentes da UEG – Câmpus Porangatu”. De acordo com os autores, os docentes do Campus devem se autovalorizar como professores e cobrar políticas públicas voltadas para a valorização e formação continuada do professionais da educação.

Em “Estudo Relacionado ao uso de Psicotrópicos em uma Drogaria do Município de Gurupi – Tocantins” os autores Eduardo Matsumoto Godinho Guimarães, Edson Negreiros dos Santos, Márllos Peres de Melo, analisam o fenômeno da utilização de medicamentos psicotrópicos em uma drogaria privada do município de Gurupi – Tocantins, identificando o perfil dos usuários, a correlação entre especialidades de médicos prescritores e elencando os principais motivos relacionados ao uso destes medicamentos.

No artigo “A Atuação do Enfermeiro no Centro de Assistência Psicosocial (CAPS)”, Jakson Barros Silva e Jefferson Soares de Macedo, destacam a atuação do enfermeiro no CAPS em todas as suas condutas direcionadas ao doente mental e aos métodos de tratamento utilizados. De acordo com os autores, a partir da criação do CAPS, o enfermeiro passa a lidar com uma nova proposta de trabalhos em saúde mental que envolve convivência afetiva com o usuário/equipe/paciente que necessita não somente de uma prática de técnicas, mas, acima de tudo de técnicas atualizadas, planejadas e humanizadas.

Jakson Barros Silva e Jefferson Soares de Macedo, em seu artigo sobre “Abordagem sobre todos os atendimentos realizados pelas Unidades do Samu”, descrevem a importância do atendimento do serviço de urgência e emergência do SAMU, bem como destacam as três principais causas de chamadas do serviço móvel, as formas de atendimento das chamadas, por unidades básicas, unidades de moto e/ou unidades de UTI.

Intitulado “Diabetes Insipidus – Avaliação Diagnóstica e Laboratorial” o artigo de Elvis Matheus, Elisangela Santana Oliveira Dantas e Luiz de Pádua Queiroz Júnior, apresentam uma revisão bibliográfica sobre esta doença comumente presente na contemporaneidade, evidenciando sua disfunção, suas divisões, seu diagnóstico laboratorial e principais diferenças.

Em “Segurança do Paciente: origem e desenvolvimento no Brasil e no mundo”, Giselly Soares Egídio, realiza uma revisão bibliográfica sobre os programas voltados para criação de uma cultura de segurança na assistência do paciente as instituições de saúde. Tais práticas objetivam preparar esquipes multidisciplinares com habilidades e competências, condutas de qualidade, pautados na segurança do paciente, reduzindo assim, o índice de ocorrência de incidentes e melhorando a qualidade de serviços prestados.

As autoras Dayane Pereira Camargo e Erika Cristina Pereira de Camargo apresentam “Uma Análise sobre a Assistência de Enfermagem ao Portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo-TOC”. Descrevem ao longo do artigo, conceitos, tratamentos, sinais e sintomas, etiologia e epidemiologia da doença, assim como, a importância da família e da atuação do enfermeiro na realização do tratamento holístico, individualizado para o sucesso do tratamento do paciente.

Conhecer os processos que envolvem a germinação e o desenvolvimento da planta são fatores imprescindíveis para garantir o sucesso no plantio futuro. No artigo “intitulado “Quebra de dormência em Acacia Mangium Willd, Ormosia Arborea (Vell.) Harms e Pterodon Pubescens Benth “os autores Edio Lemes da Silva Neto e Susana Cristine Siebeneicher, analisam cientificamente o processo de dormência nas sementes das espécies Acacia Mangium Willd, Ormosia Arborea (Vell.) Harms e Pterodon Pubescens Benth.

No artigo “A saturação do Mercado de Farmácias e Drogarias em Gurupi-TO: Uma análise de Marketing”, os autores Américo Ricardo Moreira de Almeida, Lorrane Pires Rezende e Bruno Nunes do Vale, analisam o mercado de farmácias e drogarias do município de Gurupi-TO, com embasamento nos conceitos do marketing, objetivando identificar o perfil das empresas e de seus proprietários bem como as motivações de investimentos em Marketing.

Em “Aspectos do Clima Organizacional de uma revenda de Bebidas em Porangatu – GO” os autores Evaldo Tomaz dos Santos Junior e Rodrigo Peixoto da Silva, avaliam aspectos do clima organizacional de uma empresa revendedora de bebidas em Porangatu – GO.

Parabenizamos os autores docentes, discentes e colaboradores que garantem o desenvolvimento de pesquisas cientificas nas Instituição de Educação Superior do Norte Goiano. E esperamos que as mesmas sirvam de subsídios para ampliação de conhecimento e estímulo para novas pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento.

Edna Lemes Martins Pereira

Comments are closed.